OBESIDADE EM PAUTA
Nossa equipe tem divulgado bastante sobre o tema, e não poderia ser diferente diante da informação publicada no site do jornal O Estado de São Paulo em 27/01/2011.
De acordo com a divulgação, a “Gordura e as alterações no DNA podem explicar doenças da obesidade”.
Esta descoberta poderá beneficiar toda a população, já que poderão identificar as pessoas propensas a desenvolver hipertensão, obesidade e diabetes e alerta-los sobre os riscos e reduzi-los.
Com a tentativa de minimizar a epidemia de obesidade no mundo é que uma pesquisadora do Instituto de Prevenção da Faculdade de Medicina da Geórgia (USA) desenvolveu um estudo onde desvendou que ‘a gordura tem influenciado no organismo como verdadeira fábrica de produtos químicos e compostos como hormônios e proteínas’. Consequentemente, a fabricação destas substâncias contribui, significativamente, no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
A pesquisa da Dra. Wang Xiaoling (epidemiologista genética) também tenta desvendar “se a gordura causa mudanças no DNA ou vice-versa, e confirmar se essas alterações contribuem para a disfunção imunológica associada à obesidade”.
“A cientista observa que a obesidade não necessariamente leva às doenças relacionadas, mas é importante ter uma maneira não só de intervir, como também de identificar aqueles com maior risco. Fatores como exercícios, forma física e ambiente provavelmente também influenciam no aparecimento de doenças”.