sexta-feira, 5 de agosto de 2011

05 de agosto Dia Nacional da Saúde



Esse dia foi escolhido em homenagem ao médico Oswaldo Cruz que nasceu em 05 de agosto de 1872.
A vacinação obrigatória contra a varíola foi uma de suas campanhas, que tornou hoje uma prática obrigatória no Brasil.

É importante conscientizarmos, que este dia deve ser comemorado todos os dias. Porque saúde é coisa séria e com ela não se brinca.

A busca pela saúde perfeita está relacionada em uma boa qualidade de vida, alimentação saudável e prática de exercícios.
Não basta comemorar, devemos praticar!
(Por equipe Lightsweet)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mudanças no corpo começam aos 25; veja dicas para envelhecer bem


É inevitável. Quando a idade chega, o corpo sofre uma série de mudanças: os ossos se tornam mais frágeis, a vista começa a embaçar, a musculatura fica mais flácida. Para minimizar os impactos da longevidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou uma cartilha que mostra como o corpo reage com o passar dos anos.
O objetivo, segundo a presidente da instituição, Silvia Pereira, é mostrar os problemas possíveis de serem prevenidos e explicar a importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar.
"As pessoas devem começar a enxergar a velhice como algo bom. Mas, para isso, precisam estar bem física e mentalmente. A primeira coisa que um idoso deve fazer é não se isolar. Manter amigos e estar próximo da família é bom para a mente. Já o corpo requer outros cuidados", acredita Silvia.
De acordo com a geriatra, as mudanças começam por volta dos 25 anos. "Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos. Por isso, eles passam a funcionar com menos eficiência. O metabolismo fica mais lento".
Não à toa, uma das principais dicas é beber água - dois litros por dia, mesmo sem sentir sede. A falta de líquidos leva ao ressecamento da pele, dos olhos, dos intestinos e pode comprometer a função renal. "Com a idade, nosso centro da sede tende a perder sensibilidade e passa a não transmitir o alerta adequado. Alguns idosos ficam até dois dias sem beber água. Então, é preciso se policiar".
O mesmo acontece com o paladar, que perde a sensibilidade com o passar dos anos. O tabagismo influencia o processo, que pode piorar por falta de higiene bucal. "Quando a pessoa não escova a língua, fica com uma camada que impede o paladar e isso é prejudicial", alerta a médica. (Fonte Site Terra)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Você tem Qualidade de Vida?

Qualidade de Vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio.

Isso pressupõe muitas coisas; hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.


Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deveria fazer parte das prioridades de todos.


(fonte sitededicas.com)
Add to orkut

sexta-feira, 4 de março de 2011

MULHER FELIZ - É MULHER SAUDÁVEL

Vitamina D pode ajudar diabéticos a controlar açúcar no sangue

03 de março de 2011
Consumir vitamina D pode ajudar no controle das taxas de açúcar no sangue de diabéticos.

É o que aponta estudo realizado no Irã com 90 adultos diabéticos. Divididos em três grupos, um que recebia iogurte natural, o segundo a bebida enriquecida com vitamina D e o último que ainda era recebia uma dose extra de cálcio além da vitamina, a pesquisa mostrou que em apenas 12 semanas as taxas de açúcar diminuíram significativamente no segundo grupo.

"Nós observamos uma melhoria relativamente notável nos níveis de açúcar no sangue em grupos que receberam mais vitamina D, em comparação ao grupo do iogurte natural" disse o coautor da pesquisa Tirang Neyestani.

O tipo mais comum da diabetes é o 2. Nesse, o organismo tem dificuldade em usar insulina para processar a glicose dos alimentos, o que resulta em níveis excessivos de açúcar no sangue. O estudo foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Irã.

A vitamina D pode ajudar a regular a sensibilidade do organismo para a insulina e a possível produção de insulina pelo pâncreas.

Além de ajudar na redução das taxas de açúcar, o iogurte enriquecido ajuda na perda de peso. O grupo que consumiu a bebida com doses de vitamina perderam de 2 a 5 quilos durante o período do estudo, enquanto o grupo que consumiu o iogurte natural permaneceu com o mesmo peso. Mesmo que a quantidade de quilos pareça pequena, vale lembrar que a redução da massa corporal ajuda no controle da doença.

Fonte : Reuters, 01 de março de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Saúde de Pais para Filhos - Campanha Zero Açúcar deve ser constante.


OBESIDADE INFANTIL

Pais acima do peso e alimentos gordurosos são as principais causas


Mais do que um problema estético, a obesidade infantil pode ser decisiva na forma como a criança irá se desenvolver e até no aparecimento de doenças no futuro. Apesar de parecer que as crianças que sofrem com o problema se alimentam muito bem, na verdade ocorre um processo de má nutrição.

De acordo com artigo da médica Giovana Pegoto, esse é um dos mais graves problemas de saúde do mundo. A especialista alerta para o desenvolvimento de diversas doenças entre adolescentes e crianças, relacionadas à obesidade infantil, como o diabetes tipo 2, a hipertensão e futuros problemas cardiovasculares.

A médica alerta ainda sobre um dos maiores riscos para que uma criança apresente quadro de obesidade: ter pais obesos. Quando isso ocorre, a chance de a criança ser obesa é de 80%. Quando nenhum dos pais é obeso, a taxa cai para 7%.

O aumento do número de casos de crianças com problema de obesidade também está ligado ao aumento da oferta de alimentos gordurosos, no supermercado. Portanto, o cuidado deve começar na hora de preparar a lancheira do seu filho.

Você pode incluir frutas, iogurtes, sanduíches naturais e até hortaliças como a cenoura, que pode ser cortada em tiras, ou na sua versão baby. Evite alimentos gordurosos como salgadinhos e pizzas, ou ainda os doces, como refrigerantes, chocolates e confeitos.

DICAS:
-  Acostume seus filhos a comer bem. Essa é a única garantia de um futuro saudável.
- As crianças comem o que os pais dão, por isso, as acostume com alimentos saudáveis.
- Os refrigerantes não fazem bem à saúde e contém muito açúcar.
- Não use muito óleo de cozinha para fritar os alimentos. Quando usar, prefira o de canola.
- Adicione legumes e verduras no cardápio das crianças.

Custom Editora
Especial para o site Terra (http://www.alimentacao.terra.com.br/)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Obesidade em questão...Desafio da população Norte-Americana!!!

Lucas Jackson/ReutersEUA mudam indicação de cirurgia bariátrica

Índice de Massa Corpórea para a banda gástrica ajustável baixou de 35 para 30

Andrew Pollack, The New York Times - O Estado de S.Paulo(www.estadao.com.br)
  
Alívio. Pelo menos 26 milhões de americanos poderão se submeter à cirurgia bariátrica com a redução do IMC mínimo exigido

As pessoas não precisam mais ser tão obesas como era exigido até agora para se habilitarem a uma cirurgia destinada à perda de peso - ao menos nos Estados Unidos.
Lucas Jackson/Reuters
  
A FDA (agência de vigilância sanitária americana) aprovou o uso do Lap-Band (banda gástrica ajustável), da Allergan, no tratamento de pacientes com obesidade de grau leve. A agência baixou a exigência mínima de índice de massa corpórea (IMC) de 35 para 30, desde que o paciente tenha problemas associados, como hipertensão ou diabete.

O Lap-Band é um anel de silicone inflável colocado na parte superior do estômago. Ele limita a quantidade de alimentos que a pessoa pode ingerir, fazendo com que ela se sinta satisfeita mais rapidamente.

Segundo a empresa, mais de 26 milhões de americanos poderão se submeter à cirurgia - quase o dobro dos 15 milhões que, com base nos critérios anteriores de indicação, tinham direito à operação. Obesos sem problemas associados não poderão se submeter à cirurgia.

"Com o objetivo de levar a terapia para os pacientes que mais se beneficiarão com ela, a indicação aprovada fica limitada àquelas pessoas com mais riscos de complicações ligadas à obesidade", disse Karen Riley, porta-voz da FDA.

Até agora, o Lap-Band era autorizado para pessoas com IMC de no mínimo 40, caso não tivessem problemas de saúde por causa da obesidade, e de pelo menos 35 se sofressem alguma doença.

Com base nas regras anteriores, uma pessoa com 1,70 metro de altura teria de pesar 97,9 quilos para ter direito à cirurgia. Agora, basta ter 84,3 quilos para poder fazer a cirurgia.
Em dezembro do ano passado, uma comissão consultiva da FDA aprovou por oito votos a dois o pedido da Allergan, concluindo que os benefícios do uso do dispositivo nesse grupo de pacientes menos obesos excediam os riscos do procedimento.

Eficácia restrita. No Brasil, a banda gástrica é usada desde a década de 90 em pacientes com IMC acima de 35. Já foi considerada padrão ouro de tratamento, mas é pouco utilizada porque o índice de pacientes que voltam a engordar é alto (ao menos 20%). Hoje ela representa menos de 5% dos tratamentos cirúrgicos.

"A banda gástrica é um dos métodos cirúrgicos mais consagrados, mas é escolhido pela minoria dos pacientes. Ela exige um acompanhamento mais próximo do médico do que as outras técnicas e é mais fácil de burlar. Sem uma boa orientação, a recidiva é muito maior", diz Arthur Garrido Júnior, coordenador do grupo de cirurgia bariátrica do Hospital Oswaldo Cruz.

Para ele, o fato de os EUA terem reduzido o IMC para a indicação cirúrgica é uma boa notícia. "Há um esforço mundial para baixar o índice. Há muitos pacientes com IMC 30, 32, que possuem doenças associadas e não podem ser operados. E é a doença que justifica a operação", diz.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Ricardo Cohen, concorda e diz que a decisão da FDA é um primeiro passo para que isso seja estendido para as outras técnicas. Cohen diz que a banda gástrica não é eficaz em obesos mórbidos, mas pode ser uma boa alternativa para pessoas com obesidade leve, com IMC menor.

Segundo Cohen, de 10 milhões a 12 milhões de brasileiros poderiam se beneficiar da técnica, caso a indicação do IMC também fosse reduzida aqui. "O que a FDA fez é um avanço. Não podemos considerar o IMC como único critério para operar alguém. Ele tem de ser mais um."

Escassez de drogas. Para especialistas, a nova indicação do Lap-Band nos EUA, combinada com a escassez de drogas para perda de peso, deve levar um número maior de pessoas moderadamente obesas a pensar numa cirurgia. Nos últimos meses, a FDA recusou a aprovação de novas pílulas para emagrecimento.

Aqui no Brasil, o cerco contra os emagrecedores também está fechando. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) convocou uma audiência pública para discutir a proibição desses medicamentos no País. Alega que os benefícios da perda de peso não superam os riscos. / COLABOROU FERNANDA BASSETTE

AS TÉCNICAS
Banda gástrica ajustável : Método menos radical. Uma prótese de silicone inflável e ajustável é colocada por laparoscopia na porção superior do estômago, deixando-o com a forma de uma ampulheta. A pessoa come menos e a perda de peso é de cerca de 20%

Derivação gástrica em Y de Roux: Método mais usado. A maior parte do estômago é isolada do processo digestivo e grampeada, por laparoscopia. O estômago é reduzido a um volume de 30 ml e conectado ao jejuno (a porção média do intestino), sem passar pelo duodeno. Em média, o paciente perde de 30% a 40% do peso.

Gastrectomia vertical: Método irreversível. Por laparoscopia, o cirurgião extrai 80% do estômago, que passa a armazenar entre 150 ml e 250 ml. O que sobrou é grampeado em forma do tubo que vai do esôfago até o duodeno. A pessoa come menos, mas absorve nutrientes normalmente. A perda de peso é de 35% a 40 %.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

NA CAMPANHA ZERO AÇÚCAR - CONTROLE O DIABETES

 
FIQUE DE OLHO: Remédios Gratuitos para Diabéticos e Hipertensos

Boa tarde pessoal,

Hoje estamos ajudando a divulgar a lista de medicamentos que diabéticos e hipertensos podem adquirir gratuitamente nas Farmácias Populares.

Em anos passados, os diabéticos tinham que pagar 10% do valor do medicamento e, o governo federal era responsável por 90%.
A partir de hoje, os medicamentos para diversos problemas de saúde serão 100% gratuitos.

Esta medida foi anunciada hoje (03/02/2011) e as farmácias privadas, que mantém convênio com o Programa Aqui Tem Farmácia Popular, terão até o dia 14/02 para se adaptarem às novas medidas. 

Serão mais de 900 mil diabéticos e hipertensos beneficiados com esta decisão.

Os medicamentos que fazem parte da relação estão no site: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rol_med_fp2_cod_031210.pdf 

Ajudem a divulgar esta notícia.