quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Saúde de Pais para Filhos - Campanha Zero Açúcar deve ser constante.


OBESIDADE INFANTIL

Pais acima do peso e alimentos gordurosos são as principais causas


Mais do que um problema estético, a obesidade infantil pode ser decisiva na forma como a criança irá se desenvolver e até no aparecimento de doenças no futuro. Apesar de parecer que as crianças que sofrem com o problema se alimentam muito bem, na verdade ocorre um processo de má nutrição.

De acordo com artigo da médica Giovana Pegoto, esse é um dos mais graves problemas de saúde do mundo. A especialista alerta para o desenvolvimento de diversas doenças entre adolescentes e crianças, relacionadas à obesidade infantil, como o diabetes tipo 2, a hipertensão e futuros problemas cardiovasculares.

A médica alerta ainda sobre um dos maiores riscos para que uma criança apresente quadro de obesidade: ter pais obesos. Quando isso ocorre, a chance de a criança ser obesa é de 80%. Quando nenhum dos pais é obeso, a taxa cai para 7%.

O aumento do número de casos de crianças com problema de obesidade também está ligado ao aumento da oferta de alimentos gordurosos, no supermercado. Portanto, o cuidado deve começar na hora de preparar a lancheira do seu filho.

Você pode incluir frutas, iogurtes, sanduíches naturais e até hortaliças como a cenoura, que pode ser cortada em tiras, ou na sua versão baby. Evite alimentos gordurosos como salgadinhos e pizzas, ou ainda os doces, como refrigerantes, chocolates e confeitos.

DICAS:
-  Acostume seus filhos a comer bem. Essa é a única garantia de um futuro saudável.
- As crianças comem o que os pais dão, por isso, as acostume com alimentos saudáveis.
- Os refrigerantes não fazem bem à saúde e contém muito açúcar.
- Não use muito óleo de cozinha para fritar os alimentos. Quando usar, prefira o de canola.
- Adicione legumes e verduras no cardápio das crianças.

Custom Editora
Especial para o site Terra (http://www.alimentacao.terra.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário