As altas temperaturas típicas desta época do ano podem promover maior irritabilidade, cansaço, dores de cabeça e problemas capazes de acabar com o conforto de qualquer um. Por isso, é preciso ter alguns cuidados com a alimentação, para que esses sintomas não sejam agravados - e nem apareçam outros.
“Alimentos gordurosos, como carnes gordas, embutidos, lasanhas, feijoadas, frituras, chocolates, demoram mais para serem digeridos, dando aquela sensação de ‘estufamento’, de estômago cheio”, explica a nutricionista Alexsandra Medeiros.
“Comer rápido e beber muito líquido, principalmente gaseificado, como os refrigerantes, durante a refeição também contribuem para o aparecimento desse sintoma”, continua a especialista.
Ela diz que a maior permanência desses alimentos no estômago pode causar vômitos, azia e dor. “A grande quantidade de sal em alguns desses alimentos pode contribuir ainda para o aumento da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e da sudorese”, afirma Alexsandra.
A nutricionista lembra que manter uma alimentação saudável é essencial em todas as estações do ano, mas no verão esse hábito ajuda no bem-estar e disposição. “O ideal é fazer refeições leves, abusar das verduras e legumes, dar preferência a carnes brancas, como aves e peixes, em preparações grelhadas, assadas ou cozidas, consumir muita fruta, in natura ou em sucos e vitaminas”, indica a nutricionista.
Segundo ela, outros alimentos bem-vindos nesta estação são água de coco, chás e sopas geladas. “Esses alimentos são de fácil digestão, além disso, contribuem para a reposição de nutrientes essenciais para o organismo, que são eliminados no suor. É bom ressaltar que nessa época é necessário beber muita água, para manter o corpo bem hidratado”, considera a profissional. A seguir, ela dá dicas de uma sopa especial e de uma bebida à base de chá gelado.
Fonte: Jornal A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário