sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Não extrapole nas atividades físicas na estação mais quente do ano

Saúde | Bem-estar
Escrito por Fábio Rosan on Sáb, 03 de Janeiro de 2009 09:32  


Férias, sol intenso, corpos esculpidos, as temperaturas mais elevadas do ano, a sensação de estar “derretendo” e muita curtição... Essas são algumas das características do verão – a estação mais comemorada do ano.

As atividades físicas no verão devem ser praticadas com cautela. Muitas pessoas passam mal por levar o exercício físico ao extremo ou realizar certas estripulias. O fato de o clima promover mais disposição não é motivo para extrapolar.

Hipertensos, diabéticos e cardiopatas tendem a ser mais precavidos quanto ao exercício físico, mas, em contrapartida, os indivíduos que estão acima do peso tomam medidas perigosas na tentativa de reduzir o percentual de gordura corporal, porém na maior parte dos casos o efeito desejado não é alcançado.

Quem nunca se deparou com alguém praticando alguma atividade física com agasalho em plenos 30 graus, pessoas aconselhando caminhadas e exercícios abdominais com uma sacola plástica presa ao tronco, achando que dessa forma “perderão” a barriguinha, ou mesmo uma pessoa obesa correndo sem nenhum controle e pouca segurança? Todos nós já vimos algumas dessas situações, se é que não éramos os próprios executantes.


É de primordial importância levar em conta certas precauções
em relação ao verão/sol e a atividade física:

• Consultar um cardiologista e um ortopedista, para examinar a função do coração e assegurar a integridade óssea e articular, respectivamente, a fim de evitar eventos indesejáveis;

• Procurar um educador físico para orientar e prescrever as atividades físicas – ele montará um programa de atividades respeitando as individualidades biológicas e estará pronto a modifica-la sempre que houver necessidade;

• Exercitar-se nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais fraco;

• Passar protetor solar nas partes do corpo que estarão mais expostas, principalmente no rosto – já está mais que comprovado que a exposição prolongada aos raios solares pode provocar até câncer de pele;

• Utilizar roupas leves e confortáveis – confere maior amplitude e suavidade ao movimento;

• Hidratar-se – não espere ficar com sede para tomar água ou isotônico, a sede já é sinal de desidratação, então ande com uma garrafinha e ingira o líquido periodicamente;

• Procurar lugares com boa ventilação – locais fechados, tais como salas, além das janelas devem ter ventiladores para garantir a circulação do ar, assim, evitando o abafamento.

Cada um dos itens relacionados acima é de extrema importância, pois, caso seja descartado pode trazer algum prejuízo ao praticante.

Dica: É comum na virada do ano (2008), que as pessoas façam diversas promessas para começar com o pé direito. Dentre tantas promessas está a de perder alguns quilinhos e entrar em forma. Se este é o seu caso saiba que você está no caminho certo, pois está consciente da necessidade e tem vontade para tal, porém faça atividade física orientada. Exercitar-se por conta própria pode acarretar diversos problemas na sua saúde.

Ótimos treinos!

SMOOTHIE DE MANGA E IOGURTE LIGHT



Ingredientes
1 xícara (chá) de cubos de gelo
1 manga grande madura (230g)       
2 colheres (sopa) de AÇÚCAR LIGHT MAGRO (18g)
1 embalagem de iogurte natural (170g)

Modo de Preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes por aproximadamente 5 minutos. Sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções de 60g    

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS POR PORÇÃO:
Calorias: 35,2kcal
Carboidratos: 7,6g
Proteínas: 1,1g
Lipídeos: 0,0g

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Açúcar acelera envelhecimento da pele, dizem médicos em congresso



Fonte: Jornal Bom Dia Brasil - Rede Globo (Edição do dia 18/11/2010)

A principal proteína da derme de uma das camadas da pele é o colágeno, que se quebra com o envelhecimento, fazendo surgir as rugas. O açúcar interfere na função do colágeno.

O açúcar sempre foi o vilão das dietas e da vida saudável. Ele também é culpado por acelerar o processo natural de envelhecimento da pele. O alerta foi dado por especialistas americanos e apresentado no último congresso da sociedade brasileira de dermatologia.

A principal proteína da derme de uma das camadas da pele é o colágeno, que se quebra com o envelhecimento, fazendo surgir as rugas. O açúcar interfere na função do colágeno.
A médica dermatologista Adriana Aquino constata o problema nos pacientes que chegam no seu consultório. “O que nós vimos é que quanto mais açúcar a gente tem, mais a gente liga uma fibra de colágeno à outra e torna ele mais duro, mais inflexível e incapaz de se reparar dos danos que são comuns no envelhecimento, então acaba precipitando o aparecimento das rugas”, revela.
A doutora diz que a conclusão é de um estudo de dermatologistas da Escola de Medicina de Dartmouth, nos Estados Unidos. A maioria das pessoas ainda desconhece este efeito menos doce do açúcar: “Eu nunca tinha ouvido falar, mas não acho que seja tão preocupante assim”, diz uma mulher. “Já ouvi, mas a gente não consegue se livrar desse mal”, aponta uma jovem. “Não fico preocupada com isso. Envelhecimento vem do dia a dia. Tem que vir, eu não vou lutar contra ele, eu aceito numa boa”, diz uma senhora, já conformada.
De acordo com o trabalho dos dermatologistas americanos, o processo de envelhecimento da pele pode ser acelerado não apenas pelo consumo excessivo do açúcar em si, mas também pelo consumo dos alimentos que se transformam em açúcar dentro do organismo. Exemplos disso são a batata, a massa, o pão e a melancia. Alguns alimentos diminuem a ação do açúcar sobre o colágeno, como o alho, orégano, gengibre, canela e pimenta.
Além do açúcar, o preparo da comida também influi. Alimentos grelhados podem prejudicar a pele. “Fazer aquela casquinha crocante é ruim, porque aquilo também é capaz de gerar dano ao colágeno independente se é um açúcar ou não. O próprio bife que é proteína, se é muito grelhado, gera uma capacidade de estresse na célula muito maior”, ressalta a médica dermatologista Adriana Aquino.
A médica Daisy Magalhães já teve problemas na pele e acredita que conseguiu remoçar reduzindo o consumo de açúcar e controlando a alimentação sem radicalismo: “Minha pele era muito ruim e, com essa prática, melhorou muito”, sugere.

domingo, 14 de novembro de 2010

Dia 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes - O Dia Azul

O Diabetes Mellitus é uma doença tão antiga quanto à própria humanidade e já acomete mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Considerada pela Organização Mundial de Saúde, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo e no Brasil 5,2% da população é diabética.

Dia 14 de novembro é comemorado o dia Mundial do Diabetes e para tornar a data mais especial ainda a Federação Internacional de Diabetes criou “O Dia Azul”, onde diversos locais do mundo são iluminados da cor azul.

A Lightsweet convida a você a participar do Dia Azul para que possamos divulgar cada vez mais sobre esta doença que vem aumentando a cada ano e afetando milhões de pessoas no mundo.

Veja abaixo as informações para a participação do Dia Azul:

O Dia Azul

A International Diabetes Federation lançou, em 2007, a idéia de iluminar de azul alguns monumentos de várias cidades espalhadas pelo mundo. Já no primeiro ano, centenas de locais aderiram à idéia e em 2008 o número de monumentos - dos mais famosos a luzes de residências - se somaram ao projeto. Não há mais dúvidas do sucesso da campanha. A mobilização foi geral: população, governos, entidades, empresas privadas e o sucesso foi absoluto, como é possível acompanhar na programação de 2007, no Brasil e no Mundo. Em 2008, o Brasil foi um dos destaques com número de locais iluminados.
E na sua cidade este ano, o que vai vai acontecer? Faça contatos com as prefeituras locais, empresas na área de saúde, seus vizinhos e amigos.
Participe da campanha 2010 e ilumine o Brasil de azul!
Envie sua programação para o hotsite do Dia Mundial do Diabetes, com a foto do local que será iluminado. Não importa o tamanho do seu município ou da ação que você irá fazer, o importante é estar junto na campanha.
Em 2009, foram 173 locais participantes.
**Para maiores informações entre no site www.diamundialdodiabetes.org.br.

A Lightsweet também divulgará o Dia Azul em seu blog http://www.veraozero.com.br/ e premiará os 5 primeiros cadastrados no blog com 1 camiseta Verão Zero Açúcar e os demais 50 com 1 viseira Verão Zero Açúcar. Participem!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Visita do curso de Nutrição UNATI - UEM

No dia 08 de novembro, recebemos com muito carinho e satisfação o curso de Nutrição da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), coordenado pela professora Idalina. Os alunos participaram de uma palestra sobre diet, light, zero açúcar com a Nutricionista Dacielly Ruiz e degustaram receitas feitas com os produtos da Lightsweet.

As nutricionistas e organizadoras do evento Cristiane Yamane, Dacielly Ruiz  e Gisele Rocha  ficaram inpressionadas com a vitalidade e interesse dos alunos, que participaram ativamente do evento finalizado com a palestra motivacional do Presidente da Lightsweet , Sr. Amaury Cruz Couto.
Foi realizada uma divertida promoção na qual os cinco primeiros alunos que se cadastrassem em nosso blog, ganhariam uma camiseta do Verão Zero Açúcar. As ganhadoras são:

Ana Abrunhosa
Heleina Mizutani
Iod 50 (apelido)
Claudeci Aparecida Salguiero
Mitsuko Matsunaga

As camisetas serão entregues a Profª Idalina e que repassara às alunas.

Parabéns à todas!!

Equipe Nutrição Lightsweet.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Frutas! Veja os seus benefícios no Verão.

Durante o verão, as frutas reinam entre as opções mais indicadas para o consumo diário, especialmente no café-da-manhã, como sobremesas após as refeições principais ou nos intervalos das mesmas (lanches), em razão de suas inúmeras qualidades do ponto de vista nutricional.

Dentre as principais propriedades, destacam-se:

· Baixo Valor Calórico: com exceção de algumas frutas com alto teor de gorduras, portanto calóricas, como o abacate, o coco (polpa) e o açaí, a grande maioria das frutas tem poucas calorias. Daí o motivo dos nutricionistas incentivarem constantemente o aumento do consumo de frutas, por parte de quem está seguindo um planejamento alimentar, com o objetivo de manter o peso ou emagrecer ;

· Teor Elevado de Água: as frutas possuem um alto teor de água em sua composição, às vezes chegando até 90%, como é o caso da melancia. Essa grande quantidade de água contribui para repor a perda através do suor, que é mais intenso no calor;

· Presença de Vitaminas e Minerais: as frutas são excelentes fontes naturais de vitaminas e minerais. Esses nutrientes contribuem para o bom funcionamento do organismo. Dentre as vitaminas, as mais freqüentes são: a vitamina C - presente nas frutas cítricas (laranja, limão, acerola, kiwi, morango, goiaba, caju, abacaxi) e o betacaroteno (precursor da vitamina A) - encontrado nas frutas de coloração alaranjada ou avermelhada (manga, mamão, caqui, buriti, damasco, pequi, pitanga, melão, pêssego). Com relação aos minerais, o potássio constitui o mais abundante nas frutas. A principal fruta fonte desse mineral é a banana;

· Grande Quantidade de Fibras: o teor desses nutrientes nas frutas normalmente é elevado. As fibras desempenham um papel muito importante no organismo, estimulando as funções intestinais, além de promoverem uma sensação de saciedade, por um período mais prolongado;

· Variedade nas Formas de Consumo: as frutas podem ser consumidas de diversas maneiras. Basta usar sua criatividade! A mais comum e a que aproveita melhor os nutrientes presentes nesses alimentos é a forma "in natura". Outras opções igualmente saborosas são: sucos, vitaminas, sorvetes, picolés, doces em calda, mousses, pavês, tortas, geléias, licores, vinhos. As frutas também podem servir de acompanhamento para preparações salgadas, como carnes assadas, arroz, farofa e para cereais como granola e aveia;

· Digestão Rápida: durante o verão, o ideal é optar por alimentos e/ou preparações de fácil digestão e com pouca gordura, como é o caso da maioria das frutas. Seus nutrientes são rapidamente absorvidos, evitando assim a sensação de moleza, comum após a ingestão de refeições gordurosas, especialmente nessa estação do ano;

· Fonte de Energia: o principal nutriente energético encontrado nas frutas é a frutose. Esse nutriente pertence ao grupo dos carboidratos simples (açúcares) e fornece a maior parte das calorias provenientes das frutas ao organismo;

Abaixo segue uma tabela, contendo algumas opções de frutas com seus respectivos valores calóricos por porção. Escolha as de sua preferência e as que sejam típicas de sua região e aproveite para saboreá-las não só no verão, mas durante o ano todo! Veja abaixo também uma receita deliciosa com frutas e zero açúcar.
Frutas  Uma Boa Idéia para o Verão
Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)


MOSAICO DE FRUTAS (ZERO AÇÚCAR)
Ingredientes
1 cacho de uvas sem casca e sem semente (300g)
1 manga grande cortada em cubos (350g)
1 embalagem de morangos picados (350g)
1 colher (chá) de suco de limão
Creme:
½ embalagem de Pó Para Preparo de Sobremesa Sabor LEITE CONDENSADO LOWÇUCAR ZERO AÇÚCAR (110g)
1 embalagem de gelatina em pó incolor e sem sabor (12g)
1 embalagem de creme de leite light (200g)
1 xícara (chá) de leite desnatado (200ml)
Para decorar:
2 colheres (sopa) de castanha de caju (10g)

Modo de Preparo
Em um recipiente misture o suco de limão com todas as frutas cortadas e   reserve.
Creme: Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Acrescente o leite, o creme de leite, a gelatina incolor preparada e bata até obter um creme homogêneo. Reserve.
Montagem: Distribua as frutas em taças individuais ou em um refratário, coloque o creme e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. Decore com pedacinhos de castanha de caju.

Rendimento: 25 porções de 60g

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS POR PORÇÃO:
Calorias: 53,4kcal
Carboidratos: 7,7g
Proteínas: 2,1g
Lipídeos: 1,7g